Amplificador Valvulado

Primeiro valvulado montado por mim. Gostei muito da experiência. Atendeu minha expectativa que foi ouvir o som que eu na época não pude ter. Foi atingido o objetivo e ficou muito bom. O som ficou bem limpo, sem zumbidos ou roncos. Os transformadores foram todos projetados por mim e com alguma ajuda retirada da própria internet. Enfim sou mais um que insere conteúdo na rede como contribuição ao conhecimento. Aos poucos vou colocando mais coisas, sei que tem gente que pode aproveitar. Procurei montar com componentes originais e de forma original. Foram aproveitados: O chassis, assim como a maioria das peças, poucos componentes são novos,  difícil de ser encontrado no mercado atual. Não tive muita liberdade para o projeto pois fiquei limitado ao que pude conseguir. Os dados do Amplificador colocarei aos poucos, por falta de tempo.

Vejam as fotos.














OBS:
As válvulas 12AT7 e 12AU7, Podem ser do tipo 12AU7,12AX7 ou outras usadas para
Pré-amplificação.
O transformador de Chock, é um filtro para evitar zumbidos de 60 Hertz no alto falante.
Pode ser enrolado uma bobina com 80 a 100 voltas de fio ± bitola 26 ≠, não é crítico, veja o esquema abaixo, ao perceber um ronco de baixa frequência (60 Hertz) no alto falante com o volume fechado deverá aumentar a quantidade de espiras no Chock, até ficar totalmente limpo sem zumbido, ele pode ser enrolado em ferro de um pequeno transformador qualquer.
Os resistores, exceto os indicados, podem ser todos de ½ w ou acima, usei o que encontrai nos dias de hoje aproximando do original que foi a intenção.
Os capacitores usados são a óleo, hoje não são mais fabricados, são os tipos que haviam na época passada e consegui alguns ainda hoje em um sucateiro.
A fiação foi amarrada com barbante encerado como usadas nas montagens daquele tempo.
Hoje temos componentes similares que poderão ser substituídos sem comprometer o funcionamento, somente o visual será diferente se não for problema.
Este amplificador está com um canal apenas, pois naquele tempo ainda não havia som estereofônico como eram chamados e que somente algum tempo depois começou a ser fabricado, querendo poderá duplicar a montagem e terá seu esteriofônico de época, o som é realmente peculiar com seu timbre característico das válvulas, não é um amplificador de grande potência pois não foi esta a intenção mas o som muito puro.




 Esquema do Amplificador
   Seguindo todos os procedimentos, pode montar que  este funciona.


    Abaixo os dados para a construção do transformador ( T 2 ) saída de
 áudio do amplificador.
O transformador eu mandei enrolar pois não tinha todo o material para
Eu mesmo fazer, eu Forneci o projeto.
Me custou R$ 75,00 em julho de 2012 para mandar enrolar.
Tendo o material, pode ser construído seguindo o meu projeto que esta
todo detalhado abaixo.
Ele serve para potencia em torno de 18w.
Pode montar que funciona.





Segue forma de construção do Transformador de Saída ( T.2)

A seguir estão os dados para a construção do transformador de Linha ou fonte de alimentação do Amplificador Valvulado.